top of page

Outubro Rosa

Sem medo de ser repetitiva ou mesmo redundante, num papo sério de mulher para mulher neste momento, por mais que várias campanhas venham nos advertir, mais uma vez falo que prevenção é a nossa maior arma.

Todos os anos devemos fazer os exames ginecológicos preventivos. Precisamos nos cuidar, meninas!

Outubro Rosa

Sei que há alguns exames meio chatinhos, afinal quem curte fazer mamografia?! Eu não!!!

Quando vejo a médica pegando o bloco para solicitar os exames anuais, eu fico até sem ar...mas faço tudo direitinho!

Afinal se há um acompanhamento periódico e algo de diferente surgir, tenho a consciência de que será algo no começo e o tratamento com certeza, será bem mais fácil!

O autoexame é outra coisa que nos ajuda muito e é nosso grande aliado. Precisamos conhecer nosso corpo e ao palpar nossas mamas conseguimos sentir se há alterações como a presença de nódulos por exemplo.

Outubro Rosa

Qualquer alteração observada é relevante e precisa ser reportada ao médico imediatamente!

A minha ginecologista me ensinou o passo a passo, não achei complicado. Vou passar para vocês o que ela me disse.

Primeiro é preciso, sem camisa e sem sutiã, ficar em frente a um espelho. Com os braços retos ao lado do corpo observe suas mamas. Na sequência, erga os braços e coloque as mãos na nuca, aquela posição como se você fosse fazer abdominais, e mais uma vez observe os seios. Finalmente, com as mãos na cintura, observe mais uma vez cor da pele, se há inchaços, saliências, o formato...Se notar, qualquer alteração visível, procure seu médico.

Autoexame das mamas

Ela me disse que podemos fazer o autoexame também embaixo do chuveiro. Levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da nuca. Com a mão direita, vá palpando a mama esquerda. Repita o procedimento do outro lado. E mais uma vez digo, diante de qualquer coisa diferente, você já sabe...vá ao médico o mais rápido possível.

Há casos e casos, porém quanto mais cedo, a doença é detectada, mais chances de cura há.

Então, não tenha medo, cuide-se! Busque informações, vá ao seu ginecologista, faça os exames necessários e não se esqueça do autoexame também...afinal está em nossas mãos!

"Outubro Rosa é mais uma campanha pela vida!"

Ame-se!

Fale com suas irmãs, mães, filhas, tias, primas, esposas, amigas, colegas...

Faça uma corrente do bem! Divulgue esta campanha!

Excelente semana!

Um enorme abraço :-)

bottom of page