top of page

Ainda sobre Setembro Amarelo...

Sem medo algum de parecer redundante, retorno a este tema mais uma vez na esperança de tocar corações e fazer com que aquele que está em melhor situação emocional neste momento se sensibilize e ajuda aquele que passa por um momento de conflito.

Setembro Amarelo

Tempestades são normais em nossas vidas! Obstáculos aparecerão! Porém, se estamos fortalecidos conseguimos vencer tudo isto sem dificuldade.

Agora se não estamos emocionalmente bem, um problema pode tomar proporções assustadoras e nos paralisar. Pode povoar a nossa cabeça com pensamentos torturantes e isto com certeza vai nos deixar mais vulneráveis...

O que precisa ficar bem claro é o seguinte: se você hoje estivesse com uma dor de dentes

daquelas, o que você faria? Resposta mais do que óbvia não é mesmo?! Iria ao dentista, pois sozinho não conseguiria resolver o problema.

A minha pergunta agora é: porque quando a dor é emocional as pessoas ainda hoje tem tanto preconceito?!

Galera, com um número diário de 32 brasileiros morrendo por suicídio, precisamos urgentemente quebrar qualquer tabú sobre o assunto e começar a nos mobilizarmos como sociedade.

Temos que nos cuidar! Preservar a nossa vida e lutar pela nossa saúde. É preciso procurar um médico sim. Admitir que precisamos de ajuda não é vergonha nenhuma, muito pelo contrário, é preciso ser forte para falar, para gritar por socorro!

Não é possível fechar os olhos diante da vida!

Temos que tornar o SETEMBRO AMARELO uma campanha PERMANENTE!

Se cada um de nós fizermos um pouquinho, não importa se for um trabalho de formiguinha, mas a união faz a força, aquele pouquinho daqui a pouco vira um "poucão" e as sementes plantadas começam a dar frutos.

Muitas vezes eu fico chocada com a falta de sensibilidade das pessoas. A grande maioria de nós participa de grupos nas redes sociais. Quantas vezes você expôs um problema, falou que estava triste em algum grupo e algumas pessoas sem noção parece que nem te ouvem e na sequência ainda respondem ao seu desabafo com uma piada?!!

Dia desses enquanto aguardava uma cliente, ouvi uma mulher conversando com outra na recepção. Uma dizia que o pai havia falecido a apenas dois meses e a outra friamente virou e apenas disse que também havia perdido a mãe a uns dez anos e que aquilo era normal, que ia passar! Na sequência pegou o celular e falou para a outra, olha a piada que me mandaram e caiu na gargalhada!!! Ela nem percebeu a tristeza nos olhos daquela outra pessoa diante dela!

Tudo bem, eu entendo que vai passar mesmo um dia! Porém naquele momento, eu senti que a pessoa estava triste, que queria ser amparada, ela queria que alguém a ouvisse e que ao menos se compadecesse de sua dor.

Diante de situações assim sempre me pergunto, será que estamos perdendo a mão? Será que estamos tão alienados que não percebemos mais a dor do outro? Será que perdemos o dom de nos sensibilizar diante das tristezas dos nossos semelhantes?

O que está acontecendo com a humanidade?

Será quer nos tornamos frios? Sem coração?

São tantas as perguntas e muitas reflexões a serem feitas.

Eu acredito que ainda há esperança para todos nós, só precisamos voltar a conversar mais, interagir mais uns com os outros, sabe aquele olho no olho?

Aquele aperto de mão, a gargalhada gostosa com os amigos, um abraço aconchegante. Um jantar em família com todos sentados á mesa. Mais pés descalços na grama em dias de sol. Coisas simples e que fazem uma enorme diferença.

Setembro Amarelo

A vida é linda, e precisa ser exaltada de todas as formas! Então se você perceber alguém ao seu redor que esteja triste e com problemas, acolha esta pessoa! Mostre a ela que você está lá e que ela pode contar com você.

Incentive esta pessoa a procurar ajuda especializada.

E para você que passa por um problema, mais uma vez digo, peça ajuda! Vá ao médico, ao psiquiatra, ao psicólogo...

Fale! Desabafe! Não fique sofrendo calado (a)! Sempre há uma saída!

Sempre há uma luz! Sempre há uma porta que pode ser aberta! Acredite!

No site: www.campanhasetembroamarelo.com.br, você encontra mais informações sobre o assunto. Há também a cartilha de prevenção ao suicídio, vídeos, material que pode ser usado nas redes sociais e muito mais. Vale a pena conferir!

E para finalizar, não se esqueça o CVV - Centro de Valorização da Vida atende 24h por dia. O atendimento é sigiloso. Os atendentes são capacitados e treinados para ouvir aqueles que precisam de ajuda.

Desejo a você paz profunda.

Que sua semana seja abençoada e que você acredite sempre que após a tempestade o sol volta a brilhar! Tenha fé, pois como já dizia o nosso querido Chico Xavier...tudo passa!

Setembro Amarelo

Aquele abraço de urso :-)

quelas, o que você faria?

bottom of page