top of page

Setembro Amarelo

Enfim um novo mês chegou! Confesso a você que um dos meus favoritos, pois traz na essência a primavera que para mim é o despertar e o frescor do desabrochar das flores...

Sinto sempre as minhas esperanças renovadas, fico com vontade de criar, usar todo o meu potencial inovador, é como se fosse um convite a felicidade plena!

Em contrapartida, este mês maravilhoso traz junto com ele uma bandeira importantíssima, é o Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio, e o dia 10 mais especificamente falando é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Setembro Amarelo

Um triste assunto, porém algo a ser debatido, porque ao contrário do que se pensa, falar sobre suicídio não incentiva as pessoas a tal prática. É preciso quebrar tabús, é preciso conversar e o mais importe ainda é preciso desabafar!

Você sabia que até o final do dia de hoje, 32 brasileiros vão morrer por suicídio?!!!

Um número alarmante, é uma questão de saúde pública! A sociedade precisa ser alertada!

Um outro fato que nos chama atenção é que de 10 casos, 9 poderiam ser evitados, se a pessoa tivesse recebido ajuda.

Então acredite, depressão não é frescura e muito menos falta do que fazer! Quem tenta ou pensa em suicídio não quer chamar a atenção, a pessoa realmente está passando por problemas e o que ela quer é acabar com o sofrimento!

Fico muito triste quando vejo que há pessoas que apresentam alguns sintomas de depressão, mas se recusam a procurar ajuda, alegando que não precisam ir ao médico, ao psicólogo e muito menos ao psiquiatra por considerarem ser coisas de gente louca!!!

Como assim?! :-(

Não tem nada a ver! Admitir que precisamos de um "help" não é um ato de fraqueza, mas sim de coragem!

Setembro Amarelo

Não tenha vergonha, não tenha medo, procure ajuda especializada.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Atende gratuitamente todas as pessoas que querem conversar.

Sigilo total. Atendimento por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Valorize a sua vida, valorize quem você é!

CVV

Não permita que a dor te sufoque! Sempre há uma luz no fim do túnel. Sempre há alguém querendo te ouvir. Sempre há a esperança de dias melhores. Sempre há uma saída...

E como diria nosso querido Charles Chaplin:

"Não existe coisa melhor no mundo do que viver, curtir e gozar a vida, que passa rápido e daqui

não levaremos nada, a não ser toda a experiência e as amizades."

bottom of page