top of page

O que a auriculoterapia pode fazer por você!

Tenho um exemplo bem recente de uma cliente que sofria com crises de enxaqueca. Ela foi ao neurologista e durante o tratamento, ele a aconselhou a se submeter a sessões de Auriculoterapia. Ela me procurou e iniciamos o tratamento.

Auriculoterapia vs Enxaqueca

Após três meses do início das sessões, as dores foram amenizando e surgiam mais espaçadamente. Com 4 meses, as dores já quase não apareciam mais e depois dos 6 meses ela já se sentia bem melhor. É claro que cada organismo é diferente do outro e que antes de qualquer coisa, num caso como este que envolve crises de enxaqueca, é preciso consultar em primeiro lugar um médico, fazer os exames necessários, ver se o seu problema envolve fatores alergênicos ou até mesmo uma patologia relevante. Em seguida, é preciso fazer o tratamento indicado pelo médico, isto se houver um e finalmente pode-se associar tudo isto a Auriculoterapia.

Não há o que inventar, não há mágica e nem é possível pular etapas. Simples assim.

Há casos, dependendo da patologia, em que a associação de um tratamento convencional com as terapias alternativas só é possível mediante a autorização por escrito de um profissional da área da saúde.

Agora, sejamos bem realistas, pés no chão mesmo...nenhum tratamento vai adiantar se não mudarmos de vida! Precisamos mudar nossos hábitos alimentares principalmente. É preciso parar com as frituras, comidas enlatadas de um modo geral, dar preferência a alimentos mais naturais e preparados em casa, beber água, (acredite se quiser, muitas pessoas simplesmente se esquecem da água durante o dia), comer mais frutas e legumes, ou seja, precisamos parar de nos entupir de "junk food"!

O exercício físico é um fator também extremamente relevante quando o assunto é saúde.

Sem falar que a meditação é um caminho maravilhoso e que se associado, traz benefícios inimagináveis...

Entenderam agora porque eu disse que é preciso mudar de vida?

Eu não sei se você se lembra do artigo que escrevi sobre a doença, em que digo que ela não é punitiva; (se você ainda não leu, dá uma olhadinha lá, vale muito a pena), e não é mesmo! A doença só acomete o corpo físico quando há algum desequilíbrio, é um alerta que serve para nos avisar que nos desviamos do caminho e que estamos fazendo coisas erradas. É o momento para parar, refletir sobre a vida, corrigir os erros e continuar a caminhada!

Se você já leu até aqui, e talvez ainda esteja se perguntando neste momento como é esta terapia, aí vai a definição, para que não haja mais nenhuma dúvida: "Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura, que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o sistema nervoso central.

Auriculoterapia

O uso da auriculoterapia como forma de tratamento reporta-se á antiguidade e tem apresentado difusão maior que a acupuntura sistêmica, no Oriente Médio e na Europa Antiga. É histórico o relato que as mulheres do antigo Egito usavam pontos auriculares como forma de anticoncepcional, isto pelo século 2.500 A.C. (Egiptólogo Alexandre Varilla).

Auriculoterapia com agulhas

...cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a sensibilização desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura..."

(Trecho extraído do livro: Tratado de Auriculoterapia - Prof. Marcelo Pereira de Souza)

Viu como ficou mais claro agora?

Vamos agendar uma sessão e sentir na pele os benefícios, ou seria melhor dizer, e sentir na orelha todos os benefícios?! Um pouco de humor não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Antes de encerrar, quero te dizer que nesta semana publiquei um vídeo no YouTube com algumas dicas de como amenizar dores de cabeça, e como iniciei este texto falando sobre enxaqueca, vale a pena conferir! Segue o link: https://goo.gl/xaMuhu

Desejo a você muita luz e equilíbrio.

Estou te esperando.

Agende o seu horário!

Venha ser feliz :-)

Um abraço de urso para você!

Abraço de urso

bottom of page