top of page

Alimentação saudável - KEFIR

Dizem por aí que cozinhar é uma verdadeira terapia. Eu sou suspeita para falar, pois amo "cozinhaterapia". Enquanto me entrego ao preparo de refeições fico feliz, consigo relaxar, um sentimento inexplicável invade a minha alma, é no mínimo gratificante!

Percebo que as pessoas estão mudando e a busca por uma vida saudável tem crescido. Quem disse que a boa e velha marmitinha voltaria com força total?

E aquela comida caseira, fresquinha está com tudo!

No geral, percebo que muita gente tem evitado produtos congelados, cheios de aditivos, corantes e gosto artificial, então acabamos fazendo o caminho inverso nesta área, ou seja, a comida caseira está sendo super valorizada hoje em dia.

Alimentação saudável

O que é maravilhoso a meu ver!

Na minha casa aderi ao filtro de barro há muito tempo. Meu microondas quebrou e não tenho a menor vontade de consertá-lo ou mesmo de comprar outro. Tenho consumido produtos orgânicos e aos poucos vou redescobrindo sabores da infância!

Ontem mesmo me surpreendi com o verde super intenso da couve! Fiquei uns minutos admirando as folhas antes de prepará-la!

Parece bobeira, mas não é! Nestes momentos fico me lembrando da comida que minha avó, minha mãe e minhas tias preparavam quando éramos crianças.

Tudo fresquinho, natural...era tudo uma delícia!

E é justamente desta época de criança que me lembro do kefir. Recordo que minha tia costumava cultivar o "bichinho" como ela dizia brincando, e era ela que sempre me dava um pouco desta bebida azedinha batida com frutas e dizia que era para eu tomar tudo que fazia bem a saúde.

Kefir

KEFIR

Se você não sabe, o kefir é muito antigo, remonta as montanhas de Cáucaso e nada mais é do que um leite fermentado que é produzido através da ação dos ("bichinhos" da minha tia), ou seja, microrganismos, presentes nos grãos do kefir, que parecem bolinhas brancas gelatinosas, porém para mim, parece canjica...rsrs

Ele é considerado um super suplemento probiótico que faz muito bem a saúde.

Eu brinco aqui em casa que o kefir é um leite fermentado mega, blaster, plus evoluído que melhora a nossa imunidade, a flora intestinal, rejuvenesce, ajuda em quadros de gastrite, entre outros benefícios. Não é o máximo?

E como já te disse anteriormente, amo cozinhar, então me arrisco a criar umas receitas usando kefir e até estou tentando criar alguns grãos no leite de coco, (até agora tem funcionado bem!)

Dá para fazer qualquer coisa que se imaginar com o kefir: pudim, smoothies, bolos, pães, tortas, acredite, tudo mesmo!

É uma "loucura" gastronômica do bem!

Torta de morango de kefir

Torta de kefir com morangos frescos e geléia de morango caseira - massa sem trigo

Deu água na boca? Espera que tem mais. Olha esta outra torta...

Torta de kefir de maçã

Torta de kefir com maçã orgânica e uva passa - massa sem trigo

Tudo fresquinho, delicioso e super saudável!

Aos poucos a criatividade vai ajudando e as receitas vão surgindo. Estou curtindo criar pratos novos com o kefir. Muitas possibilidades existem!

Espero ter te deixado com fome e com vontade de provar o kefir se ainda não o fez! Vale a pena investir em saúde.

E por falar em saúde, a campanha SETEMBRO AMARELO continua. Não se esqueça de procurar ajuda especializada. Se precisar, ainda pode contar com o CVV - Centro de Valorização da Vida, disque 188. Atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia.

Lembre-se que falar ajuda muito! Então...DESABAFA!

Uma semana de muita luz para todos vocês :-)

bottom of page